sexta-feira, 3 de junho de 2011

Netbooks entregues pelo Governo em Feijó e Tarauacá ampliam inclusão digital de alunos e professores

Netbooks entregues pelo Governo em Feijó e Tarauacá ampliam inclusão digital de alunos e professores Imprimir E-mail
Nove mil alunos do ensino médio nos 22 municípios do Acre terão acesso as redes sociais e mais de 2,5 obras literárias

estudante_matias_de_oliveira_e_sua_familia_tero_acesso_a_internet_atravs_do_netbook._foto_eunice_caetano.jpg
Estudante Matias de Oliveira e sua família terão acesso a internet através do netbook (Foto: Eunice Caetano)
O estudante Matias de Oliveira é um jovem de 19 anos, que mora no município de Feijó. Assim como todo estudante, sonha em fazer uma faculdade para ajudar seus pais, que vivem da venda de açaí. Na quarta-feira, 01, ele e mais 184 estudantes concluintes do ensino médio  da escola José Gurgel Rabelo ganharam uma ferramenta importante para ajudar a conquistar seu objetivo: um netbook do programa de inclusão digital Ensinomedio.ac do Governo do Estado.

Para ajudar na renda da família, Matias trabalha com seu pai em sua própria residência na moagem do açaí, segundo ele, o melhor de Feijó. Mas se engana quem pensa que o jovem não reserva tempo para os estudos. A noite, é o momento reservado para suas tarefas, que agora ganhará um reforço com o netbook. “Ele vai me ajudar no trabalho escolar e vai ser um incentivo para eu fazer concursos e o Enem. Estou pensando em fazer algo na área florestal”, revela.

A casa simples e pequena de madeira, onde reside seus pais e mais três irmãos, é muito aconchegante. Dona Tereza, mãe de Matias, não deixa nada fora do lugar, tudo muito caprichado, mas uma coisa tirou a rotina do seu lar nos últimos dias: a anciosidade do filho com a chegada do netbook. “Quando ele soube que ia ganhar um “computadorzinho” chegou em casa na maior felicidade. Sinto que a situação vai melhorar, pois os três filhos poderão usar também”, diz emocionada dona Tereza.

Em Tarauacá, onde foram entregues na Escola Djalma da Cunha Batista 367 computadores, a alegria dos estudantes também foi compartilhada com os pais. “Eu e  meu filho estamos muito felizes. Isso vai trazer mais conhecimento pra ele. É um grande incentivo do Governo”, comenta seu Sebastião Costa, pai de Juan Jeremias, de 16 anos, que há dias esperava pela máquina para começar a navegar. “Vamos acessar coisas do mundo todo, além de facilitar nossas pesquisas e trabalhos escolares”.

juan_jeremias_estudante_de_tarauac_divide_a_alegria_com_pai_sebastio_pela_chegada_do_computador.jpg
Juan Jeremias, estudante de Tarauacá, divide a alegria com o pai pela chegada do computador (Foto: Assessoria SEE)
Ao todo, quando forem realizadas todas as entregas, nove mil alunos terão acesso aos netbooks, além dos professores que lecionam para o terceiro ano. Os equipamentos vêm com um acervo de mais de 2,5 mil obras literárias, além de vídeos, aplicativos da rede social, ferramentas de produtividade (produtor de texto e planilhas), programas da  TV Escola, tira dúvidas e jogos.

Lançado no final do ano passado, o Ensinomedio.ac faz parte da política de inclusão digital promovida pelo Governo do Acre, assim como o Floresta Digital e os Telecentros, que oferecem acesso à internet de forma gratuita. A iniciativa de disponibilizar os nets tem como foco principal estimular os estudantes no processo de aprendizagem, aumentar a taxa de conclusão e reduzir os índices de abandono e repetência neste nível de ensino.

Para o professor de Geografia, da escola Djalma Cunha, os equipamentos em sala de aula trarão uma nova dinâmica e novos desafios para o ensino. “Nossas metodologias vão passar por uma transformação. Nós precisamos nos capacitar e ter vontade de aprender o novo para não ficarmos defasados. Acho que vivemos um momento histórico no Acre. Agora as distâncias não serão mais em quilômetros, e sim em gigabytes”.

Dentro das estratégias da Secretaria Estadual de Educação e Esporte para ampliar o conhecimento tanto dos alunos quanto dos professores em relação às novas tecnologias, está a capacitação através de oficinas ministradas pelo Núcleo de Educação Tecnológica (NTE). O NTE realizará  oficinas para professores e alunos em todas as unidades de ensino do Estado com profissionais habilitados no sistema operacional do netbook.                                                                                                                                                                                                                    Ernani Baracho (Assessoria SEE)                                                            Agencia de Notícias do Acre
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário