sábado, 4 de junho de 2011

COMECE ESSE SÁBADO LENDO UM ÓTIMO TEXTO

Imagem tirada do site (historiasbliblicas.advir.com)
UMA PESCARIA INESQUECíVEL
Ele tinha onze anos e, a cada oportunidade que surgia, ia pescar no cais próximo ao chalé da família, numa ilha que ficava em meio a um lago.
A temporada de pesca só começaria dia seguinte, mas pai e filho no fim da tarde para pegar apenas peixes cuja captura estava liberada. O menino amarrou uma isca e começou a praticar arremessos, provocando ondulações coloridas na água. Logo, elas se tornaram prateadas pelo efeito da lua nascendo sobre o lago. Quando o caniço o vergou soube que havia sido algo enorme do outro lado da linha. O pai olhava com admiração, enquanto o garoto habilmente, e com muito cuidado, erguia o peixe exausto da água. Era o maior peixe que já tinha visto porem sua pesca só era permitida na temporada. O garoto e o pai olharam para o peixe, tão bonito, as gueiras movendo para trás e para frente. O pai, então, acendeu um fósforo e olhou para o relógio. Pouco mais de dez da noite.........
Ainda faltavam quase duas horas para a abertura da temporada.
Em seguida, olhou para o peixe e depois para o menino, dizendo:
- Você tem que devolvê-lo, filho!
- Mas. Papai reclamou o menino.
- Vai aparecer outro, insistiu o pai.
- Não tão grande quanto este, choramingou a criança.
O garoto olhou á volta do lago. Não havia outros pescadores ou embarcações à vista.
Voltou novamente o olhar para o pai.
Mesmo sem ninguém por perto, sabia, pela firmeza em sua voz, que a decisão era inegociável. Devagar, tirou o anzol da boca do enorme peixe e o devolveu à água escura. O peixe movimentou rapidamente o corpo e desapareceu. Naquele momento, o menino teve certeza de que jamais pegaria um peixe tão grande quanto aquele.
Isso aconteceu há trinta e quatro anos. Hoje, o garoto é um arquiteto bem sucedido.
O chalé continua lá, na ilha em meio ao lago, e ele Lea seus filhos para pescar no mesmo cais. Sua intuição estava correta. Nunca mais conseguiu pescar um peixe tão maravilhoso como a daquela noite. Porém, sempre vê o mesmo peixe todas as vezes que depara com uma questão ética. Por que como o pai lhe ensinou, a ética é simplesmente uma questão de CERTO E ERRADO.
Agir corretamente, quando se está sendo observado, é uma coisa. A ética, porém está em agir corretamente quando ninguém está nos observando. Essa conduta reta só é possível quando, desde criança, aprendeu-se a devolver o PEIXE À ÁGUA
A BOA EDUCAÇÃO É COMO UMA MOEDA DE OURO:
TEM VALOR E TODA PARTE.

James P. Lenfestey

Nenhum comentário:

Postar um comentário