segunda-feira, 4 de julho de 2011

Vale do Juruá e Tarauacá-Envira alcançam 90% de cobertura de bovinos

Vale do Juruá e Tarauacá–Envira alcançam 90% de cobertura vacinal de bovinos
Flaviano Schneider (Cruzeiro do Sul)   
Resultado garante manutenção do status de área livre de febre aftosa

A campanha de vacinação do gado bovino na Regional 3 alcançou o índice de 90% de cobertura, que é exigido pelo Ministério da Agricultura para manutenção do status "livre de febre aftosa com vacinação". A Regional 3 compreende os municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Tarauacá e Feijó.
Segundo o gerente local do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), Marcos Pereira de Souza, a regional tem um rebanho de 288 mil cabeças, e aproximadamente 260 mil foram vacinadas. O destaque é para Tarauacá, com 134 mil cabeças, enquanto Porto Walter tem o menor rebanho, com cerca de seis mil. Cruzeiro do Sul alcançou o mais alto índice de vacinação - 96%.
Até o dia 15 de junho os criadores tinham prazo para fazer as notificações sobre a vacinação, que começou no dia 1º de maio. Os que não vacinaram receberão a visita dos técnicos, que vão estudar cada caso. Os criadores podem receber advertências ou multas e serem obrigados a vacinar o gado.
A próxima campanha vai acontecer em novembro. Em todo o Acre, o último caso detectado de febre aftosa ocorreu em 1999, em Sena Madureira, mas para o Estado obter a classificação de "área livre de aftosa sem vacinação" ainda é grande o caminho a percorrer, principalmente por estar situado na fronteira de países como a Bolívia e o Peru, onde a prevenção é precária. Em todo o país o único Estado que já está livre da aftosa sem vacinação é Santa Catarina.
Vacinação oficial - Nesta campanha, uma novidade: os municípios de Porto Walter e Marechal Thaumaturgo, onde a cobertura vacinal era muito baixa, receberam apoio do Ministério da Agricultura e do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária (Fundepec) para uma ação chamada de "vacinação oficial", em que foram contratados seis vacinadores, que trabalharam durante 30 dias nos dois municípios.
O Idaf também está realizando um trabalho em parceria com o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), para regularizar a situação dos criadores de gado dentro da Reserva Extrativista do Alto Juruá. Segundo Marcos Pereira, dentro da reserva é permitido que cada criador tenha no máximo 30 cabeças de gado.

Fonte: Agências de Notícias do Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário