segunda-feira, 11 de julho de 2011

Acre será sede de um dos maiores eventos científicos da América Latina



Proposta foi apresentada em Goiânia, com aval dos conselheiros da SBPC. Reunião anual vai acontecer no Estado em 2014
O esforço conjunto do governo do Acre e da Universidade Federal da Acre (Ufac) garantiu a escolha do Estado para sediar um dos maiores eventos científicos da América Latina - a reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O projeto apresentado pelo deputado Sibá Machado, vice-reitor da Ufac, Pascoal Muniz, e pelo secretário de Educação, Daniel Zen, durante o encontro do Conselho Diretor da SBPC foi acolhido pelos conselheiros no sábado, 9, em Goiânia (GO). Assim o Acre vai sediar a reunião em 2014.

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência realiza anualmente diversos eventos, de caráter nacional e regional, com o objetivo de debater políticas públicas de ciência e tecnologia, além de difundir os avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento. Para este ano o tema escolhido para fazer parte do debate foi “Cerrado: Água, Alimentos e Energia”. O Acre irá  propor para 2014 o tema “O Desafio da Economia Verde”, uma forma de fomentar o debate sobre o projeto de desenvolvimento sustentável em curso no Estado.

De acordo com o secretário de Educação e Esporte, Daniel Zen, a apresentação aos conselheiros mostrou a determinação da universidade e do governo do Estado de promover as condições para que o encontro aconteça do Acre. Tradicionalmente as reuniões contam com a participação de 10 a 20 mil pessoas, entre cientistas, pesquisadores e estudantes.

“Os resultados de um evento grandioso como essa reunião são muito positivos. O governo do Estado está disposto a assegurar as condições para a realização do evento, além de potencializar os instrumentos necessários na área de infraestrutura.”

Zen lembrou ainda que o grande fluxo de pessoas durante a semana da reunião da SBPC aquece vários setores, como o turismo, cultura, rede hoteleira, restaurantes, transportes. E também geram oportunidades para o fortalecimento da rede de ensino superior no Acre, com aumento da oferta de vagas, novos cursos de graduação e pós-graduação.

A participação do deputado federal Sibá Machado na apresentação da proposta acreana foi selada durante encontro com governador Tião Viana. Na oportunidade, Machado defendeu que sediar o encontro anual da SBPC colocaria o Acre na rota da ciência brasileira. “Teremos que nos preparar para atendermos a enorme demanda de serviços gerados a partir do encontro. O governo do Estado está disposto a investir, apoiando a ampliação da rede hoteleira, qualificando pessoas para atuarem em toda a dinâmica do evento, articulando alterações na rota de voos para o Acre, entre outros”, declarou o parlamentar.
Fonte: Agência de Notícias do Acre
Viviane Teixeira   

Nenhum comentário:

Postar um comentário