terça-feira, 12 de julho de 2011

Mais de mil pessoas são atendidas pelo Saúde Itinerante na BR-364

Programa leva consultas, exames e medicação para regiões de difícil acesso
governador_entrega_pdc_no_jurupari_foto_sergio_vale_8.jpg
Saúde Itinerante esteve na BR-364, próximo ao rio Jurupari, no último final de semana. Mais de mil pessoas foram atendidas (Foto: Sérgio Vale/Secom)
governador_entrega_pdc_no_jurupari_foto_sergio_vale_6.jpg
O atendimento aconteceu na Unidade de Gestão Ambiental Integrada do Jurupari (Ugai), antigo Centro de Florestania (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Levar atendimento médico, exames e medicação para locais onde é difícil para os moradores chegarem a um posto de saúde ou onde um médico nunca vai. Esse é o papel que o programa Saúde Itinerante vem cumprindo há onze anos. A última parada foi na BR-364, próximo ao rio Jurupari, no último final de semana. Mais de mil pessoas foram atendidas.

Gleiciane Queiroz, mãe de cinco filhos, aproveitou o atendimento do Saúde Itinerante para consultar as crianças. “Levar elas no posto de Feijó é difícil, muitas vezes não tem médico. Aqui a gente consulta, se precisar de remédio eles dão de graça e faz tudo no mesmo dia”, comentou.

O atendimento aconteceu na Unidade de Gestão Ambiental Integrada do Jurupari (Ugai), antigo Centro de Florestania. Uma equipe composta por médicos, assistentes sociais, enfermeiros e pessoal de apoio ofereceu consultas de cardiologia, ginecologia, radiologia, psiquiatria, geriatria e clínica geral, além de exames laboratoriais, ultrassonografia, colposcopia (exame detalhado de colo de útero) e preventivo do câncer do colo uterino.

A coordenadora do programa, Celene Maia, explicou que o Saúde Itinerante realiza, além do atendimento na localidade, a coordenação do cuidado. “O que nós não conseguimos resolver com a equipe e os equipamentos que trazemos é encaminhado para um centro especializado. Se for um caso, por exemplo, que permita a aposentadoria, nós emitimos o laudo, encaminhamos para o INSS e acompanhamos o processo até a conclusão”
Fonte: Agência de Notícias do Acre
Tatiana Campos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário