domingo, 4 de setembro de 2011

Moradores do bairro corcovado em Tarauacá vão receber títulos de suas propriedades

Ação do Governo do Acre garante a regularização fundiária. Está quase tudo pronto para emissão dos títulos


dsc04997jkgads.jpg
dsc05016jhgjhg.jpg
Para agilizar ainda mais o processo de titularização, o diretor-geral do Iteracre, Felismar Mesquita, e o procurador do Estado do Acre, Paulo César Barreto, reuniram-se com a prefeita de Tarauacá, Marilete Vitorino de Siqueira (Foto:Assessoria Iteracre)
O cearense Coronel Pinheiro Cavalcante, há mais de 100 anos, quando vinha em seu navio do litoral Atlântico trazer mercadorias e visitar seus seringais no coração da floresta Amazônica, avistou um alto morro na margem do rio Tarauacá que lhe pareceu tão belo quanto o cartão postal do Rio de Janeiro. Foi assim que o Corcovado da baia de Guanabara emprestou seu nome ao bairro que agora é a porta de entrada para o município de taraucaense, pelo novo trajeto da BR-364, passando pela ponte.

Nem os moradores ainda se acostumaram. Dizem que vão à cidade quando precisam resolver alguma coisa no centro de Tarauacá. Até bem pouco tempo, o Corcovado era considerado zona rural e os terrenos eram passados a preço de troca. Agora o local é o primeiro bairro da cidade, virou área urbana, nobre, e está recebendo vários benefícios, como o programa Ruas do Povo e a regularização fundiária.

A titulação é fruto de mais de um ano de trabalho do Instituto e Terras do Acre (Iteracre), e uma forma de reconhecimento de todas as famílias radicadas no bairro fundado pelo Coronel Pinheiro. “É o meio de validar direitos adquiridos pelas famílias, promover qualidade de vida e impulsionar o desenvolvimento econômico da comunidade”, explica Felismar Mesquita, diretor-geral do Instituto.

O procedimento para titulação de 144 famílias já está concluído, e este número ainda vai aumentar à medida que as pendências legais vão sendo resolvidas. Para agilizar ainda mais este processo, o diretor-geral do Iteracre, Felismar Mesquita, e o procurador do Estado do Acre, Paulo César Barreto, reuniram-se com a prefeita de Tarauacá, Marilete Vitorino de Siqueira, acompanhada pelo vereador Luiz Meleiro e pela presidente do bairro Corcovado, Ionara Gomes Machado, durante esta semana. Na ocasião, foi entregue à prefeita a Planta Situação da área que está sendo titulada pelo Iteracre.

A união entre o Estado e a Municipalidade é fundamental para boa gestão das áreas urbanas. O primeiro traz a infraestrutura e a prefeitura fica responsável pela gestão e manutenção dos benefícios, como coleta de lixo, iluminação e conservação das ruas pavimentadas com tijolos. “É uma parceria em que todos ganham, principalmente a população. E nós estamos aqui para ajudar e facilitar o trabalho”, afirmou a prefeita Marilete Vitorino.

De acordo com Felismar Mesquita, a prefeitura receberá o mapa detalhado da área e de cada propriedade. “Além disso, cada título vem acompanhado de todas as informações que são adquiridas durante o trabalho de levantamento, quando nossa equipe entrevista família por família”, explicou, Mesquita.

“Essas famílias estão saindo de uma situação de clandestinidade para uma situação de legalidade. Isso é muito forte. Garante direitos de família, de filhos e netos. A regularização fundiária é sinônimo de inclusão e pacificação social”, acrescentou o procurador, Paulo César Barreto.

O resultado de todo esse trabalho já está transformando a realidade e a perspectiva dos moradores do Corcovado. De acordo com a presidente do bairro, Ionara Machado, a valorização já impressiona os moradores. “Se esse vai ser o bairro chique de Tarauacá eu não sei, mas já é o bairro mais visado”, adianta Ionara. O comércio começa a se instalar na área com vista no fluxo crescente da BR-364. “É a partir daqui que o taracauense vai para o resto do Brasil. Agora nós somos a porta daqui”, finaliza a presidente que é bisneta do fundador do Corcovado.

Gerações que nasceram no Corcovado

Se você procura gente que ama o lugar onde mora, vai encontrar no bairro. A família do fundador do Corcovado, o cearense Coronel Pinheiro Cavalcante, ainda permanece representada no local. A presidente do bairro, para começar, é bisneta do Coronel. E a história da ocupação da área e do próprio fundador se emparelha com a da cidade de Tarauacá.

dsc04971jhgd.jpg
"Eu nunca acreditava que tudo isso ia sair, nem a estrada, nem a ponte e nem o título da minha terrinha. Eu estou muito feliz com o governador Tião, que até já veio aqui”, disse dona Elda, ladeada por três gerações da família" (Foto:Assessoria Iteracre)
Numa curvinha do bairro que acabou de ser pavimentada você encontra a casa simples da senhora Elda Pinheiro Amauacas Gomes, a matriarca da família do Coronel. Índia, bem humorada e cheia de histórias para contar, ela foi tutelada pelo fundador quando ainda era criança novinha. Foi “pega” nas correrias no baixo Juruá e levada para o Ceará, onde foi criada, antes de voltar para o Corcovado. Casou e criou os cinco filhos no bairro. Alguns são vizinhos.

Dona Elda conta que no início era pouca gente, “nem se fechava a porta de casa para dormir”. Durante vários anos o 7º BEC foi o vizinho mais agitado da região, além de ser o responsável por reduzir o tamanho do morro que encantou Cavalcante e inspirou o empréstimo do nome do bairro. “Agora está assim, essas novidades. Eu nunca acreditava que tudo isso ia sair, nem a estrada, nem a ponte e nem o título da minha terrinha. Eu estou muito feliz com o governador Tião, que até já veio aqui”, completou a matriarca Elda, ladeada por três gerações da família.

Fonte: Agências de notícias do Acre


Nenhum comentário:

Postar um comentário