terça-feira, 6 de setembro de 2011

Lábios, nariz, orelhas, ombros e pés devem receber mais protetor solar


A médica explicou que não existe diferença entre protetor, filtro ou bloqueador solar, mas este último dá a falsa ideia de impedir totalmente a penetração dos raios solares. O fator 60 confere proteção de 98%, e além disso quase não há benefícios.
A pele pode sofrer pigmentação após um processo inflamatório, como espinha, furúnculo ou picada de inseto, e o sol só piora essa situação. Os hormônios da gravidez e do anticoncepcional também podem causar manchas. Por isso, essas mulheres devem evitar a exposição.
Quem já se bronzeou e quer voltar à cor natural precisa hidratar bem a pele e não pegar sol. Adultos com pele muito clara e sensível, ou aqueles que praticam exercícios na água, podem usar filtros infantis, que protegem mais. Para os surfistas, o melhor é o protetor do tipo "físico".
A especialista comentou, ainda, que os produtos são caros no Brasil porque não são considerados remédios, mas cosméticos, o que aumenta o valor dos impostos. Na sequência, Márcia esclareceu que o raio solar é um vetor que incide verticalmente sobre o corpo, por isso algumas áreas queimam muito e outras nunca se bronzeiam. Lábios inferiores, nariz, orelhas, ombros e pés devem receber uma atenção especial.
De acordo com a dermatologista, o protetor solar não interfere na água da piscina ou do mar, por isso deveria ser permitido por clubes, por exemplo. No dia a dia, para as mulheres, usar apenas uma base com filtro solar 15 pode ser suficiente.
O ideal para pessoas com pele oleosa é um filtro em gel (aquoso ou alcoólico), loção ou gel creme. Márcia também falou sobre clareadores para manchas de pele. Os produtos devem ser usados com cuidado, para ver primeiro se o indivíduo não tem alergia, e a camada precisa ser fina e transparente, passada em dias alternados, à noite. Mulheres grávidas não podem utilizar determinados clareadores.
Já o laser, em geral, é aplicado apenas no rosto, segundo a médica. Mas manchas no buço causadas por depilação com cera quente não devem ser removidas por meio dessa técnica. Ao final, Márcia esclareceu o que é uma doença de pele chamada púrpura.
FONTE: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário