terça-feira, 16 de agosto de 2011

Educação lança Portal para comunidade escolar do Acre

Site disponibilizará simulados para o Enem e cursos na área educacional para milhares de pessoas


portal.jpg
 
portal_2.jpg
Foi lançado nesta segunda-feira, 15, pela Secretaria de Educação e Esporte e o Núcleo de Educação Tecnológica (NTE) o Portal da Educação (Assessoria SEE)
Foi lançado nesta segunda-feira, 15, pela Secretaria de Educação e Esporte e o Núcleo de Educação Tecnológica (NTE), o Portal da Educação. Um ambiente virtual, que reúne materiais de interesse educacional direcionado a professores, estudantes e gestores escolares.O Portal do NTE foi construído para facilitar a navegação e a pesquisa da comunidade escolar.
O Portal do NTE traz indicações de mais de 300 sites com conteúdo educacional, links para diversos objetos educacionais com objetivos pedagógicos, que servem para apoiar o processo de ensino-aprendizagem, bem como software para download, sites para cursos online, orientações curriculares das diversas disciplinas, portais educacionais (como o Portal do Professor do MEC), dicionários eletrônicos e links para participação em comunidades de educadores.“Esperamos que o professor acesse e possa constatar o que a ferramenta pode ajudá-lo em sala de aula”, enfatiza Rosa Braga, coordenadora do NTE.
Para garantir uma acessibilidade mais eficiente e atrativa, o Portal NTE traz links interativos e bem elaborados, que estimulam a curiosidade do internauta em navegar por eles. Com nove links na página inicial, o novo portal da educação é um suporte para a rede de professores que trabalham com tecnologias nas escolas do estado, pois oferece recursos digitais divididos por áreas, além de apresentar programas do MEC que são de responsabilidade dos NTEs nos estados, como o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), TV Escola, Projeto Um Computador por Aluno (UCA), Formação Pela Escola e Mídias Pela Escola.
Uma das novidades que o site apresenta é o Desafio Online, um espaço criado pela Secretaria de Educação dedicado aos estudantes da rede pública de ensino que vãoprestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São mais de 6,5 mil alunos cadastrados no ambiente, aptos a fazer os simulados. Cada vez que o aluno solicitar uma prova para responder, o sistema vai gerar novas perguntas. “Achei muito interessante o conteúdo digital. Agora os jovens vão poder ter acesso mais fácil e testar seus conhecimentos”, diz a diretora da Escola Maria Angélica, Raimunda Cunha.
Para o secretário de Educação e Esporte, Daniel Zen, a construção do Portal NTE é mais umaferramentade apoio e fortalecimento diante dos avanços educacionais vividos pelo Acre, onde as novas tecnologias já são uma realidade entre os jovens. “Esperamos que cada vez mais os professores possam aplicar os recursos tecnológicos de forma prática e didática”.
A interatividade do site também é outro fator que estimula a participação da comunidade. O professor que tiver interesse em contribuir com sugestões pode fazê-loapresentandomateriais para serem postados, contribuindo para a ampliação do acervo do Portal. Todo o material presente dentro do Portal NTE foi indicado por uma equipe de 18 professores/multipliocadores da rede pública de ensino. “O professor agora terá a chance de apresentar um mesmo conteúdo com mais dinamicidade.O portal traz muitas sugestões pedagógicas e isso enriquece e amplia o conhecimento de todos”, conclui Rosa Braga.
Conheça o portal:
www.nte.see.ac.gov.br 

Fonte: Agências de Notícias do Acre 
Ernani Baracho (Assessoria SEE)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário