quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Levantamento mostra que Acre lidera defasagem no Corpo de Bombeiros


Corpo
Corporação do Corpo de Bombeiros está defasada no Acre, diz levantamento (Foto: Divulgação)

A corporação do Corpo de Bombeiros está defasada. A informação é o de levantamento produzido pelo portal UOL onde mostra que o Corpo de Bombeiros do Acre é o mais defasado do País na relação bombeiro por habitante, com apenas 15,9% do máximo de funcionários previsto pela organização americana National Fire Protection Association (NFPA). 

A NFPA estima que haja ao menos um profissional para cada 2.000 habitantes. Na lista dos mais precários, de acordo com o UOL, estão também Roraima (19,2%), Piauí (24,9%), Mato Grosso (26,8%) e Amazonas (27,2%).

No Brasil, destaca o portal, as leis permitem que os Estados criem Corpos de Bombeiros com apenas um profissional. Isso porque a legislação fixa o máximo para o efetivo da corporação, mas não define o número mínimo exigido. As próprias corporações brasileiras reconhecem que os 68.555 bombeiros não são suficientes para atender às demandas dos Estados e que a desproporção gera uma sobrecarga no trabalho desses profissionais.


O Comando do Corpo de Bombeiros no Acre possui cerca de 320 homens, em março, entrarão mais 250. Há previsão de novo concurso em 2014 para melhorar o quadro. Há projetos para novos equipamentos para a corporação com dez caminhões e dez picapes altamente equipadas para combate à incêndios florestais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário