Demorou 17 rodadas para cair o último invicto do Campeonato Brasileiro. E o Flamengo perdeu a sua invencibilidade de forma categórica. Nesta quinta-feira, a equipe de Vanderlei Luxemburgo foi goleada pelo Atlético-GO pelo incrível placar de 4 a 1, no Engenhão.
O Flamengo somou apenas a sua segunda derrota em toda a temporada. O único revés, até então, tinha acontecido na disputa da Copa do Brasil, diante do Ceará. Com o resultado desta quinta, o time rubro-negro segue com 34 pontos, na vice-liderança, três pontos atrás do Corinthians.
O Rubro-negro manteve o segundo lugar graças ao empate do São Paulo com o lanterna América-MG. A equipe paulista chegou aos 33 pontos. Já o Atlético-GO, que teve a estreia do técnico Hélio dos Anjos, pula para 19 pontos, mais distante da zona de rebaixamento.
O time carioca não contou com as presenças de Ronaldinho Gaúcho e Renato, que estavam suspensos. Por outro lado, teve a estreia do zagueiro Alex Silva, ex-São Paulo. O dia, aliás, foi bastante agitado para o Flamengo. Ronaldinho Gaúcho voltou a ser chamado pelo técnico Mano Menezes para defender a seleção brasileira. Já o técnico Vanderlei Luxemburgo pediu 'bom senso' à CBF para adiar a rodada do Brasileiro quando o Brasil for enfrentar a seleção de Gana.
Na próxima rodada do Brasileiro, o Flamengo visita o Internacional, enquanto o Atlético-GO recebe o Grêmio. Os jogos acontecem no domingo.
O Jogo
Sem Ronaldinho Gaúcho e Renato Abreu suspensos, o Flamengo começou a partida com Deivid isolado na frente e Thiago Neves como encarregado de comandar as ações ofensivas da equipe dirigida por Vanderlei Luxemburgo. Aos dez minutos, o primeiro lance de perigo na área goiana. Júnior César cruzou da esquerda, Deivid cabeceou com força e Márcio fez boa defesa.
Aos 13 minutos, em seu primeiro ataque, o Atlético Goianiense marcou. Depois de cobrança de escanteio por Thiaguinho, Pituca se antecipou aos zagueiros e ao goleiro Felipe que saiu mal e cabeceou para o fundo da rede.
O gol desnorteou o time carioca e animou o adversário, que criou nova jogada de perigo aos 15 minutos, com um chute de Thiaguinho que encobriu o travessão defendido por Felipe. Apesar dos gritos de Vanderlei Luxemburgo, o Flamengo errava muitos passes e encontrava dificuldades para construir jogadas de perigo.
Aos 22 minutos, a equipe goiana voltou a incomodar. Juninho recebeu na ponta, caiu para o meio, mas foi travado na hora do chute. Aos 25 minutos, Leonardo Moura foi derrubado na entrada da área, mas a cobrança de Thiago Neves ficou na barreira. No minuto seguinte foi a vez de Botinelli cobrar uma falta com um chute cruzado e o goleiro Mário defendeu de soco, tirando a bola da sua área.
O jogo continuava em ritmo lento, com as duas equipes errando muitos passes, embora o Flamengo tivesse uma postura mais ofensiva. Aos 30 minutos, Thiago Feltri cruzou da esquerda e Anselmo cabeceou para uma fácil defesa de Felipe.
Aos 37 minutos, o Atlético voltou a surpreender o time rubro-negro. Ernandes descobriu Juninho na área e o atacante bateu sem chances para o goleiro Felipe, marcando o segundo gol da equipe de Goiás. Sem outra alternativa, o Flamengo partiu para o ataque na tentativa de descontar o prejuíxo ainda no primeiro tempo. Aos 30 minutos, Airton cruzou para a área e Deivid cabeceou por cima, desperdiçando uma boa oportunidade.
Aos 42 minutos, o time dirigido por Hélio dos Anjos deu outro susto na torcida rubro-negra, quando Anselmo recebeu de costas para o gol, virou e bateu com perigo. Aos 44 foi a vez de Willians lançar Thiago Neves na corrida, mas o goleiro Márcio chegou primeiro do que o adversário e aliviou o perigo.
O Flamengo voltou para o segundo tempo com uma modificação no esquema tático. O técnico Vanderlei Luxemburgo tirou o zagueiro estreante Alex Silva e colocou o atacante Jael para se juntar a Deivid na frente. E, logo no primeiro minuto, Jael teve a chance de marcar, mas escorregou na hora de concluir um bom passe de Thiago Neves.
No minuto seguinte, Thiago Neves bateu falta e Wellinton desviou de cabeça para o gol, mas Márcio fez grande defesa. O Flamengo era só pressão em busca do primeiro gol, mas acabou surpreendido outra vez aos seis minutos. Thiaguinho cobrou escanteio da esquerda e Anselmo subiu mais do que a zaga rubro-negra e do que o goleiro Felipe que voltou a sair mal para cabecear e marcar o terceiro gol.
O Flamengo continuava errando demais e o Atlético Goianiense perdeu a chance de marcar o quarto gol aos 11 minutos, quando Anselmo invadiu a área e chutou para fora. Vanderlei fez outra tentativa de resolver os problemas ofensivos tirando o ineficiente Deivid para colocar Diego Maurício no ataque.
Aos 17 minutos, o Flamengo desperdiçou uma grande chance de marcar. Thiago Neves cruzou, Anderson cortou com defeito e Jael, de bicicleta, mandou para fora. Sem muita inspiração o Flamengo pressionava enquanto o Atlético defendia sua vantagem e tentava pegar a defesa rubro-negra desprevenida com lançamentos rápidos para Anselmo e Juninho.
Aos 29 minutos, o Flamengo criou uma chance real para marcar, mas o chute de Diego Maurício acertou a trave direita. No rebote, Leonardo Moura chutou por cima. Aos 36 minutos, Anselmo fez ótima jogada individual e rolou para Diogo Campos marcar o quarto gol. O Flamengo ainda descontou com Jael aos 38 minutos, mas a reação rubro-negra parou por aí.
FICHA TÉCNICA:FLAMENGO 1 X 4 ATLÉTICO-GO
Local: Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 18 de agosto de 2011 (Quinta-feira)
Horário: 21h (de Brasília)
Público: 7.649 pagantes
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Assistentes: Marcelo Van Gasse (Fifa-SP) e Vicente Romano Neto (SP)
Cartão Amarelo: Wellinton (Fla); Joilson (AG)
Cartão Vermelho: Joilson (AG)
Gols: FLAMENGO: Jael aos 38 minutos do segundo tempo
ATLÉTICO GO: Pituca aos dez e Juninho aos 37 minutos do primeiro tempo; Anselmo aos seis e Diogo Campos aos 36 minutos do segundo tempo
FLAMENGO: Felipe, Alex Silva( Jael), Welinton, Ronaldo Angelim ; Leonardo Moura,,Aírton (Fierro), Willians, Bottinelli,Thiago Neves e Junior Cesar; Deivid (Diego Maurício)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
ATLÉTICO: Márcio, Adriano, Gilson, Anderson e Thiago Feltri; Pituca, Ernandes, Bida e Thiaguinho (Joilson); Juninho (Diogo Campos) e Anselmo (Leonardo)
Técnico: Hélio dos Anjos
Fonte: esportes.br.msn.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário